Sustentabilidade é a palavra da moda. Mais do que um slogan, pode também refletir um estilo de vida coerente em que cada um reconhece a capacidade de seus próprios recursos e talentos e otimiza seu uso em benefício comum
Adriana Teixeira
Revista Bons Fluidos
Pode reparar, nas conversas entre os amigos, nos comerciais de televisão e nas matérias dos grandes jornais, o cuidado com o meio ambiente e a busca por uma vida mais harmônica são os temas do momento. Essa percepção de que existe algo de novo no ar acaba de ganhar uma aliada de peso com o recente levantamento divulgado pela TNS InterScience, de São Paulo, empresa de pesquisa voltada ao setor de consumo do país. Os números revelam que 51% dos brasileiro compram produtos ecologicamente corretos, como alimentos orgânicos, artigos com embalagens recicláveis e eletrodomésticos que consomem menos energia.
Esse conjunto de mudanças também se reflete no cotidiano em atitudes como reciclar o lixo, deixar o carro de vez em quando em casa e não carregar sacolas plásticas desnecessariamente. Ainda de acordo com o estudo, esse novo consumidor faz parte de uma tribo mais crítica, bem informada e menos resistente a mudanças. Porém, a grande novidade é que esses movimentos externos vêm acompanhados de transformações internas.
Isso se traduz em prestar atenção nos próprios gestos, atitudes e intenções. Ou seja, ao buscar qualidade nas ações individuais, você reflete também um comportamento sustentável. “Essa onda em direção a uma nova atitude começa como uma inquietação que passa a borbulhar dentro de nós e não tem idade para acontecer”, explica a psicóloga Luciana Gandelman, especializada em saúde mental, de São Paulo. “A vontade se mantém adormecida enquanto permanecemos acostumados com nossa vida. Até quetudo isso fica insignificante diante da vontade de fazer algo novo ou do desejo de transformação que vem da percepção do que realmente é valioso.”
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