quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Respire aliviado


Foto: Rubens Chaves

Algumas dicas para melhorar a qualidade do ar e contribuir para a sustentabilidade do planeta:

1. Use menos o carro
: Se os veículos são os grandes culpados por boa parte da poluição, não tem jeito: deixe o seu mais vezes na garagem. Proponha a amigos e vizinho o rodízio de carona e use mais o transporte público - se na sua cidade esse sistema for muito deficiente, cobre dos governantes a melhoria. Ah, e vá a pé ou de bicicleta sempre que possível.

2. Escolha modelos menos poluentes
: Ok, você realmente não pode abrir mão do carro. Nesse caso, procure adaptá-lo para o uso de fontes de energia mais limpas, como o gás natural. Regule sempre o motor e calibre os pneus uma vez por semana para diminuir a emissão de poluentes.

3. Fique de olho em quem polui
: Hoje as multas para caminhões e ônibus poluidores são altíssimas. Anote a placa de quem emporcalha o ar e denuncie sem dó nem piedade à secretaria de meio ambiente do seu estado. Faça o mesmo com fábricas que emitem fumaça preta — um dos piores venenos para a saúde. No site da Revista Saúde
você encontra telefones e endereços desses órgãos fiscalizadores.

4. Recicle o lixo
- Ajude a transformar o que não serve mais para você em algo que será útil aos outros. A decomposição dos dejetos domésticos libera toneladas de gases.

5. Plante árvores
- Faça isso sempre que puder e estimule seus amigos e vizinhos a imitá-lo.


Fonte: Revista Saúde!

Nenhum comentário: