sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Vida urbana


Foto: Flavio Veloso

Evite fazer atividade física próximo a vias movimentadas. "Correr ou andar de bicicleta entre os carros potencializa os efeitos nocivos da poluição", avisa o engenheiro químico João Vicente de Assunção, que também é do Departamento de Poluição Ambiental da USP. Isso porque o corpo em atividade consome uma quantidade de ar até dez vezes maior do que em repouso e, em decorrência, a inalação de poluentes também aumenta.


Com o esforço físico as pessoas tendem a respirar pela boca, deixando de usar uma das maiores proteções do corpo — os filtros de ar das narinas. "A atividade física em ambientes com ar poluído aumenta as chances de enfisema e asma, além de elevar a pressão sangüínea", explica o professor Alfésio.

Os principais responsáveis pela poluição do ar são os carros, motos e ônibus — cerca de 87% das emissões de gases poluentes vêm dos escapamentos. O problema é que a frota de veículos automotivos só tem aumentado, tanto nas grandes quanto nas pequenas cidades.

Uma boa dica para evitar tantos efeitos nocivos é consumir frutas, verduras e legumes ricos em vitamina C, que estimulam a produção de glutationa, enzima do fígado que ajuda a impedir a ação dos radicais livres produzidos pelo organismo aos montes quando inspiramos gases nocivos.


Fonte: Revista Saúde!

Nenhum comentário: