sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O que jogamos no esgoto?


Em setembro do ano passado, a revista Super Interessante divulgou os objetos mais esdrúxulos que desceram pelo ralo das pias e banheiros das residências de São Paulo em 2011. O levantamento, realizado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (a Sabesp), pode ser ouvido no site da companhia. Tanto lixo foi jogado pelo esgoto que, entre janeiro de 2007 e janeiro de 2011, o sistema sofreu em média 3 paralisações por mês.

Entre os objetos encontrados, os mais comuns foram resíduos de poeira, fibras e fiapos e pedaços de tecido e plástico. Não só isso: restos de cozinha como vegetais e carne entupiram os filtros de tratamento diversas vezes, além de camisinhas e cápsulas de drogas. Entre as maiores bizarrices, estavam uma boneca de plástico, chinelos de borracha, embalagens de pasta de dente, cuecas, meias e afins. Para os trabalhadores da estação de tratamento, é um mistério como alguns dos itens conseguiram descer pelos canos de descarga.

A primeira constatação que podemos fazer desse levantamento é a de que pias e lixeiras andam sendo muito confundidas no Brasil. A segunda é que as estranhezas despejadas descarga abaixo escondem dois poluentes muito comuns que qualquer de nós pode acabar jogando na rede de esgotos.

O primeiro deles são as embalagens plásticas. Els estão em todo lugar, envolvendo biscoitos, barrinha de cereal, feijão, café e uma infinidade de outros produtos. Por isso são encontradas com facilidade poluindo rios, matas e bueiros. Como são impermeáveis, elas impedem que a água passe pelos canos e escoadouros. O volume desse tipo de resíduo jogado na rua contribui significativamente para a obstrução das saídas de água, causando enchentes e inundações em grandes centros urbanos.

Outro resíduo que muitas vezes despejamos na pia sem pensar duas vezes é o óleo de cozinha. Quando entra nos canos, o óleo inicia um processo de ressecamento comum à sua degradação. Mas isso faz com que ele se transforme em pedrinhas, que entopem os filtros de tratamento. Mesmo quando não ocorre essa desidratação, o óleo não se mistura com a água e pode vir a desaguar em rios e mares com o esgoto, prejudicando a vida marinha.

Atitudes simples como jogar lixo nas ruas e derramar óleo de cozinha na pia podem causar uma cadeia de eventos que contribuem para o desequilíbrio natural dentro de grandes cidades. 

Nenhum comentário: