quarta-feira, 2 de junho de 2010

Produtos Verdes

Foto: Gentil Barreira

A proximidade do Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho) traz uma reflexão acerca do que estamos praticando como atitudes para assumirmos um estilo de vida sustentável. O uso consciente das fontes de energia não renováveis, a coleta seletiva de lixo e sua posterior reciclagem, a doação de artigos eletrônicos em desuso ou o encaminhamento aos postos de descarte adequados, a utilização da água e demais recursos naturais evitando o desperdício, são maneiras de participar ativamente dessa data ao longo do ano.

Alguns materiais produzidos pela indústria de bens de consumo não são facilmente descartados. Rios poluídos nas grandes cidades tornam-se cemitérios do que não usamos mais: um cortejo de sacolas plásticas, garrafas pet, restos de mobílias, até colchões! Tecnologias limpas têm sido desenvolvidas nas últimas décadas e, ao contrário do que possa parecer, muitas delas já fazem parte do nosso cotidiano.

Reciclagem de garrafas pet
Tecidos criados a partir da reciclagem de garrafas pet já são largamente utilizados em tecidos crus e ecológicos, com aplicação lonas, ecobags e sinalização. Cada metro quadrado de tecido equivale a seis garrafas reaproveitadas.

As embalagens pet também podem ser transformadas em objetos de decoração, aquecedor solar, coletores de água e até matéria prima na construção civil. A reciclagem de plástico origina outros produtos como o Vitopaper, papel reciclado de plástico que tem aparência de couchê e economiza até 20% de tinta durante a impressão.

Reuso de pneus
A reutilização de pneus para a fabricação de cadeiras, mesas, divãs pufes, lixeiras, brinquedos como amarelinha, jogo de argolas e camas elásticas, até espreguiçadeiras é hoje uma realidade na reutilização de materiais que levariam séculos para serem reintegrados ao meio ambiente.

Reaproveitamento de papelão
O papelão tem reciclagem garantida no processo industrial e também é utilizado em peças de mobiliário montadas manualmente, além de azulejos reciclados tridimensionais, que podem ser pintados e reutilizados.

Iniciativas incomuns
Até esse momento temos falado de materiais dos quais temos certo conhecimento, no entanto há iniciativas incomuns como a reutilização de fitas cassete e fibra ótica para o desenvolvimento de tecidos – no segundo caso, imagine-se com roupas que brilham no escuro.

Produtos inteligentes
Tecidos inteligentes mantém a temperatura do corpo, se expandem com a transpiração ou enrijecem ao detectar impacto. Relógios alimentados por energia solar, canetas biodegradáveis (utilizam plástico biodegradável feito de batata e tinta atóxica) que se decompõem completamente em 180 dias quando descartadas e carros movidos a eletricidade já podem ser adquiridos no mercado.

Azulejos verdes
E o que dizer de um jardim vertical? Existe tecnologia que permite revestir paredes externas com azulejos cobertos de plantas que coletam o CO2 do ar e o convertem em adubo. Os azulejos possuem sistema de irrigação por gotejamento, o que ajuda a economizar água. Poderíamos ter jardins verticais recobrindo prédios nas grandes metrópoles ao invés de grandiosos blocos de concreto, por que não?


Conheça alguns dos projetos citados nessa matéria:

Tecidos reciclados de garrafas pet
Ecobags
Papel reciclado de plástico
Reutilização de pneus
Mobiliário em papelão
Azulejos de papelão reciclável
Tecidos de fita cassete
Canetas biodegradáveis
Azulejos recobertos de plantas

3 comentários:

Thadeu Melo disse...

Olá, gostaria de indicar para você um vídeo que tem tudo a ver com seu blog. É o clip da música Esquecimento Global, lançada ontem. http://www.youtube.com/watch?v=2VQBcKkqSt4 Dê uma olhada e divulgue se puder, por favor. Obrigado, Thadeu

Eurofios disse...

Muito bom chamar a atenção do leitor para os diversos tipos de materiais que podem ser reciclados, o ajudando também a saber como ele pode ajudar. Ainda mais agora que está chegando o dia mundial do meio ambiente. Nossa empresa trabalha com reciclagem de garrafas PET na produção de tecido PET.

Divulgamos seu post em nosso twitter; caso queira conferir:
www.twitter.com/eurofios

Parabéns pelo blog!

Alini Villaça disse...

Boa Tarde!
Estou em busca de uma empresa que recicle fibra de vidro extraida da fibra ótica, podem indicaralguma emrpesa?
Contato: Alini
a.a@ig.com.br