quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Blackle

Foto: Andréa veras
Como é que o Blackle poupa energia?
Blackle foi criado pela Heap Media para nos fazer lembrar a todos da necessidade de salvar energia com os pequenos gestos do dia a dia nas nossas vidas. As buscas do Blackle são baseadas na Busca Personalizada do Google.
Blackle poupa energia porque o ecran é predominantemente negro. "A exibição de uma imagem é primariamente uma função das escolhas de cor e gráficos do desktop do utilizador, bem como da cor e tamanho da aplicação de windows aberta; um dado monitor pode requerer mais potencia para exibir um ecran branco (ou claro) do que um negro (ou escuro)." Roberson em al, 2002
Em Janeiro de 2007 um artigo num blogue com o titulo Um Google Negro Salvaria 750 MegaWatts/hora Por Ano, propunha a teoria de que uma versão negra do motor de busca Google iria salvar muita energia devido à popularidade do motor de busca. Desde aí tem havido algum cepticismo acerca se se conseguiria na realidade uma poupança significativa de energia e os custos em termos da legibilidade das páginas de web negras.
Nós acreditamos que existe algum valor nesse conceito porque mesmo que seja pouca a poupança de energia, é sempre uma contribuição. Segundo, pensamos que ao visualizar o Blackle cada vez que iniciamos o browser nos vamos lembrar de que precisamos de dar pequenos passos para poupar energia.
Como pode ajudar?
Pedimos-lhe que defina o Blackle como a sua página principal (defina). Assim cada vez que inicia o seu browser de Internet vai poupar um pouco de energia. Lembre-se todos os bocadinhos contam! Igualmente se irá recordar da necessidade de poupar energia cada vez que a página do Blackle aparecer.
Ajude-nos a espalhar a ideia acerca do Blackle ao pedir aos seus familiares e amigos para colocarem o Blackle como a página principal. Se tiver um blogue escreva sobre nós. Ou coloque o seguinte texto na assinatura do e-mail: "pt.Blackle.com - Poupar energia, uma busca de cada vez".
Existem outros bons sites na Internet que informam sobre como poupar energia e ser mais ecológico. Contêm muitas ideias de como com pequenos gestos podemos começar ainda hoje a fazer a diferença. Experimente Blackling "dicas para poupar energia" ou visite http://www.treehugger.com um grande blogue dedicado à consciência ambiental.

fonte:
http://br.blackle.com

Nenhum comentário: