quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Reduzir é a melhor opção

Foto: Gentil Barreira
A lista a seguir traz dicas do Instituto Akatu (que promove o consumo consciente) para reduzir sua produção de lixo. Aproveite!

Por Giuliana Capello

:: Não compre nada por impulso para não desperdiçar.
:: Pense antes de imprimir e aproveite os dois lados do papel sulfite.
:: Tenha sempre na bolsa uma sacola reutilizável para carregar pequenas compras e reduza, assim, o uso de sacolas plásticas.
:: Se sua família é grande, opte por embalagens maiores de alimentos.
:: Prefira sempre as embalagens retornáveis, como as garrafas de refrigerante de vidro, e os produtos com refil.
:: Nas compras, prefira produtos a granel e evite bens superembalados, como biscoitos que vêm em saquinhos pequenos dentro de outro saco plástico maior.
:: Leve para o trabalho uma caneca para tomar água e café e esqueça os copos plásticos.

Sacola plástica: a grande vilã?

Em São Paulo, elas correspondem a 40% das embalagens jogadas fora e ocupam de 15 a 20% do volume de um lixão. Na natureza, demoram 450 anos para se decompor. Uma pesquisa feita em 2007 pela Plastivida mostrou que a maioria das sacolas plásticas de supermercados não seguia os padrões da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o que levava os consumidores a usar duas por vez. “No tamanho-padrão, elas devem suportar 6 kg e não estavam agüentando nem 2 kg.

Isso gerou uma grande campanha pela melhoria da qualidade”, conta Francisco de Assis Esmeraldo, presidente da Plastivida. Reaproveitá-la como saco de lixo ameniza o problema desde que o excesso de embalagens seja destinado à reciclagem. “O melhor mesmo é evitá-la, levando sua sacola retornável às compras”, enfatiza Heloísa Mello, gerente de operações do Instituto Akatu.

Organize a coleta no condomínio

Se seu prédio ainda não faz a coleta seletiva dos materiais recicláveis, que tal dar o primeiro passo? Em São Paulo, o Instituto GEA – Ética e Meio Ambiente (www.institutogea.org.br) oferece consultoria gratuita aos interessados em iniciar o processo. Ana Maria Luz, presidente da instituição, dá algumas dicas:

:: Procure saber os tipos de lixo que o condomínio produz e se vale a pena vender alguns materiais (ou apenas doá-los).
:: Descubra quem poderá retirar o lixo. Pode ser uma concessionária de coleta seletiva da prefeitura ou uma cooperativa de catadores;
:: Pense na logística interna e no local para o armazenamento dos materiais;
:: Mobilize os moradores com cartazes informativos nos elevadores, halls e apartamentos;
:: Mantenha a motivação dos moradores com comunicados que tragam os resultados positivos do projeto.

(Fonte: Revista Casa Cláudia)

Nenhum comentário: