quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Bicicleta pelo Mundo

Foto: Alexandre Lonngren

Paris: Na Cidade-Luz, a cada 300 metros se topa com uma estação de bicicletas públicas. É pegar a magrela numa estação e largar em outra. Ao todo, são cerca de 20 mil veículos alugados por preços camaradas: o passe anual sai por 29 euros, menos de 80 reais, e dá direito a meia hora de uso gratuito a cada percurso.

Amsterdã: É esta a capital mundial das bicicletas. Com 750 mil habitantes, a cidade tem 400 quilômetros de ciclovias. Cerca de 40% dos deslocamentos diários são feitos com as magrelas. Quase todos os moradores têm ao menos uma.

Bogotá: Em menos de seis anos, a cidade ganhou mais de 300 quilômetros de ciclovias, as chamadas ciclorutas, equipadas com bicicletários. O uso das magrelas passou de 1,5% para 6,5% do total das viagens diárias na cidade. A população tomou tanto gosto pela coisa que o Dia Sem Carro é realizado não só uma, mas duas vezes por ano.

Londres:
Depois de passar a cobrar pedágio para os carros circularem no centro da cidade, Londres lançou o Cyclescheme: um programa de incentivo para que empresas comprem bicicletas com impostos reduzidos e as ofereçam a seus funcionários como um benefício. Uma espécie de vale-transporte, porém em forma de bicicleta. Quem adere ao programa ganha um vaucher no valor de 1000 libras, cerca de 3500 reais, e vai até uma das lojas cadastradas para escolher sua bike. O veículo pertence à empresa, mas, se a pessoa sair do emprego, tem o direito de comprar a bike por um preço de mercado, digamos, justo.

(Fonte: Vida Simples)

Um comentário:

Ilaine disse...

Veja aqui:

http://vodpod.com/watch/2120103-copenhague-cidade-das-bicicletas

http://pedaleiro.com.br/2009/04/20/cidade-das-bicicletas-copenhague/

http://www.copenhagencyclechic.com/

Abraço