quinta-feira, 4 de setembro de 2008
Poupe seu dinheiro e preserve o Planeta
A maioria dos blecautes no Brasil acontece entre 18h30 e 21h30, quando todo mundo liga seus aparelhos elétricos. Se você conseguir reduzir o consumo, especialmente nesses horários, diminuirá a necessidade de o país produzir mais energia.
Sempre que possível, tente não colocar um monte de aparelhos em uma mesma tomada: os fios esquentam e o consumo aumenta, e essa sobrecarga pode levar até a um incêndio. Se não tiver outra alternativa, use uma régua com filtro (ou uma régua com proteção.
Janelas fechadas e paredes pintadas com cores escuras aumentam a necessidade de iluminação artificial do quarto. Além disso, uma janela grande e aberta faz o ar circular mais, para o bem dos seus pulmões, e refresca o ambiente.
Lembre-se de fazer a manutenção do ar-condicionado. Se o filtro estiver sujo, ele pode virar o grande vilão do consumo de energia. Experimente trocar por um ventilador de teto, que gasta dez vezes menos eletricidade.
Você é desses que deixam o computador ligado 24 horas por dia, baixando coisas da internet? Se for o caso, lembre-se de desligar o monitor – os mais antigos, principalmente, são responsáveis por até 70% do consumo do conjunto.
O chuveiro pode representar até 35% do consumo de eletricidade de uma casa. Reduzir o tempo do banho é uma medida básica, mas outra dica também vale: limpe os orifícios do chuveiro com uma escovinha. Mais água saindo dará a sensação de um banho mais demorado.
Se for trocar a sua velha TV por essas bonitonas mais novas, prefira as de LCD – as de plasma consomem mais que o dobro da energia das de tubo. Para economizar mesmo, desligue a caixinha da TV a cabo: as mais avançadas chegam a gastar 25 watts quando estão em standby.
Fonte: Eletronuclear
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário