terça-feira, 5 de agosto de 2008

Alimentos Orgânicos


Foto: Gentil Barreira

Tudo o que você quer e precisa saber sobre o tipo de alimento cada vez mais consumido

Certamente você já ouviu falar que, além de saudável, esse tipo de alimento colabora para a sustentabilidade do planeta. Saiba mais sobre os orgânicos com Cristina Ribeiro, presidente da Associação dos Agricultores Biológicos do Rio de Janeiro (Abio), e Pedro Jovchelevich, da Associação Brasileira de Biodinâmica - órgãos que garantem a procedência e a qualidade desse tipo de produto.

Todo mundo fala, mas ainda não entendo o que são orgânicos...
Orgânicos são produtos cultivados (no caso dos vegetais) ou criados (animais) sem o uso de fertilizantes, controladores de pragas ou doenças (inseticidas, bactericidas, antibióticos etc.) de origem químico-sintética, de hormônios ou promotores de crescimento e de produtos transgênicos. A agricultura orgânica ainda se preocupa com o meio ambiente, procurando preservar o ecossistema e utilizar os recursos da natureza de forma sustentável.

Os orgânicos são mais nutritivos?
Sim. O primeiro ponto é que os orgânicos não levam agentes químicos que podem ser nocivos à saúde. Especialistas defendem que, por serem cultivados de forma mais natural possível e não terem muita concentração de água, eles reúnem e preservam melhor os nutrientes. Não existem, no entanto, estudos definitivos que comprovem isso.

Quais os alimentos mais cultivados de forma orgânica?
Atualmente, existe uma boa variedade de hortaliças, algumas frutas, cana-de-açúcar, arroz, feijão, soja, café e cogumelos. Entre as frutas, a banana e os cítricos em geral (laranja, mexerica, limão) são os mais fáceis de encontrar.

Por que não encontro o ano todo a maioria dos alimentos orgânicos?
Como o cultivo dos vegetais orgânicos respeita a sazonalidade de cada variedade, nem sempre é possível achar morango ou mexerica todos os meses do ano. Uma das características da agricultura orgânica é evitar situações artificiais para forçar a produção fora das épocas apropriadas.

Melhor comprar no supermercado ou na feira?
Não só os grandes supermercados mas também pequenas mercearias especializadas em produtos naturais vêm atendendo essa demanda por orgânicos. Na maioria das capitais, existem feiras específicas nesse tipo de alimento. Nelas, você compra frutas e vegetais direto do produtor, o que pode diminuir o preço. Para saber se há uma feira perto de você, procure no site Planeta Orgânico.

Como posso ter certeza de que um alimento é mesmo orgânico?
Procure na embalagem o selo de alguma certificadora (no Planeta Orgânico, você encontra um link para várias delas). São instituições independentes que avaliam a qualidade e a forma como esses alimentos foram cultivados.

Fonte: Revista Boa Forma (09/2007)

3 comentários:

@sembastidores disse...

concientizaçao...
esta fazendo um otimo blog.. eu achei mto interessante os assuntos abordados..
enfim.. poucas açoes.. gdes mudanças..
força sempre

Deletérios disse...

Obrigada pela visita! Acreditamos que se cada um fizer sua parte com responsabilidade estaremos construindo um mundo melhor.

Déa disse...

ooolha que bonito!

=D