terça-feira, 21 de agosto de 2007

Águas


Foto: Leo Kaswiner

Apesar de ter a maior bacia hidrográfica do mundo, o Brasil está no mesmo grupo de escassez de água que o Líbano e a Argélia.

Precisamos começar a agir agora para não termos problemas no futuro. Isso envolve estratégias de ação. Uma delas é usar a água de forma eficiente, o que não significa necessariamente abrir mão de confortos, como um mergulho de piscina. O segredo é adotar tecnologias mais eficazes. Você pode entrar em harmonia com o meio ambiente dentro da sua própria casa.

Quando descobriu isso, há três anos, o empresário paulista Luiz Fernando Lucho do Valle decidiu fundar a incorporadora Esfera e passou a construir condomínios residenciais com alguns cuidados extras: a água do chuveiro e da pia é tratada e reutilizada nos vasos; a água coletada da chuva é usada para irrigar os jardins; os chuveiros têm redutores de vazão; as torneiras só liberam água quando você aperta um botão. Segundo o empresário, esses cuidados podem reduzir em até 30% a taxa do condomínio.

Alguns equipamentos simples têm grande poder para reduzir o desperdício de água. Outra solução válida é a válvula descarga que funciona com dois botões: um, para dejetos líquidos, libera metade da água do reservatório e o outro, para os sólidos, despeja a carga total.

Em apenas algumas décadas, nosso consumo excessivo poderá afetar nosso estilo de vida. Entender que vivemos escassez de água é difícil para um brasileiro. Aprendemos na escola que o Brasil tem a maior bacia hidrográfica do planeta e foi abençoado com chuvas tropicais abundantes. Muitos imaginavam que o Brasil um dia poderia vender água para o mundo. Mas o país mal dá conta de abastecer sua população.

(Fonte: Revista Época)

Nenhum comentário: