terça-feira, 26 de junho de 2007

Dicas para economizar água


Foto: Maurício Albano

Feche a torneira ao escovar os dentes. Se uma pessoa demora 5 minutos para escovar os dentes e deixa a torneira aberta, lá se vão 12 litros de água pura, tratada e clorada. É um enorme desperdício.

Não demore para lavar o rosto. Um minuto de torneira meio aberta consome 2,5 litros de água.

Um banho de ducha por 15 minutos, com a torneira meio aberta, faz com que 243 litros de água escorram pelo ralo. Se fechar o registro enquanto se ensaboa, diminuindo o tempo de banho para 5 minutos, o consumo cai para 81 litros.

Um banho de chuveiro elétrico, também de 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 144 litros. Se o registro for fechado e banho reduzido para 5 minutos, o consumo cai para 48 litros.

No verão, regue jardins e plantas pela manhã ou à noite, que reduz a perda por evaporação. No inverno, a rega pode ser feita em dias alternados.

Seu carro não precisa tomar banho toda semana. Lavá-lo uma vez ao mês com balde consome só 10 litros de água. Se for usada uma mangueira meio aberta, o consumo explode para 560 litros. Uma torneira que goteja causa um desperdício de 46 litros por dia. Ou 1.380 litros por mês.

Fique atento a vazamentos. Um furinho de 2 mm no encanamento pode causar um desperdício de até 3. 200 litros de água por dia.

Nunca use água da torneira para "varrer" a rua. Utilize vassouras e, se possível, tente usar a água que sai do enxágüe da máquina de lavar.

Outras boas soluções são instalar equipamentos para reúso de água da chuva (como a construção de cisternas) ou da água utilizada nas torneiras de banheiro. Ela não é própria para consumo, mas pode ser usada para lavar o quintal ou regar as plantas.

Se possível, instale torneiras automáticas (reduzem o consumo de água em cerca de 20%) ou eletrônicas (queda de 40% no gasto com água). O investimento se paga com a redução da conta no fim do mês.

Ajude o meio ambiente não poluindo as águas, não jogando lixo em rios ou cursos d'água e denunciando aos órgãos competentes as irregularidades.

Um comentário:

Anônimo disse...

OFF-TOPIC: E aí, blz? Estou aqui pedindo sua ajuda para divulgar uma cyberação do Greenpeace contra a construção de Angra 3. Postei lá no Escriba (http://escriba.org/novo/?p=1101). Se vc puder colaborar, agradeço!

abração!

(não é auto-promoção não, blz? Se quiser, só publica o link da cyberação. Mandei o link do meu post pra vc entender do que se trata...)