sexta-feira, 20 de abril de 2007

Coleta seletiva


Foto: Gentil Barreira

O problema do lixo nos centros urbanos pode começar a ser resolvido dentro da nossa própria casa. Reúna a família e tente pôr em prática três idéias muito importantes. São os três erres (3 R´s):
Reduzir: produza menos lixo evitando o consumo de produtos desnecessários;
Reutilizar: reutilize tudo o que for possível. Use a sua criatividade: latinhas podem virar porta-lápis, garrafas plásticas podem ser transformadas em brinquedos e frascos vidro, em depósitos;
Reciclar: separe tudo na sua casa, mas tudo mesmo que pode ser reciclado, através da coleta seletiva.

Como inicar a coleta seletiva

Para iniciar a coleta seletiva na sua casa, escola ou condomínio, a dica é, antes de começar de fato o processo de separação, planejar o que será feito do material recolhido. Para isso, é importante entrar em contato com a prefeitura para conhecer quais são os pontos de coleta de material reciclado ou ter acesso às associações que trabalhem com reciclagem.

Estabelecido o destino do lixo reciclável, o próximo passo é adquirir os depósitos para iniciar a classificação e separação do material, de acordo com as cores específicas para cada tipo de lixo.
Para facilitar o trabalho da coleta seletiva, o Conama estabeleceu, através da Resolução nº 275/01, cores específicas para a reciclagem:

Azul - Papel e papelão
Vermelho - Plástico
Verde - Vidro
Amarelo - Metal
Preto - Madeira
Laranja - Resíduos perigosos
Roxo - Resíduos radioativos
Marrom - Resíduos orgânicos
Cinza - Resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação

Branco - Serviços ambulatoriais e de saúde


Atenção:
Todo o material a ser reciclado deve estar limpo!

Determine uma periodicidade para o recolhimento dos recicláveis. O material já classificado pode ser deixado nos pontos de coleta da prefeitura, doado a cooperativas de catadores ou vendido para empresas recicladoras.


(Fonte:http://www.cprh.pe.gov.br/pesquiseepreserve/index.asp)

Um comentário:

Anônimo disse...

muito importante a eciclagem no meio ambiente.
gostaria de saber onde existe em fortaleza ponto de recolhimento de vidros e papéis de todos os tipos.
justifico a pergunta: a maioria das carrocinhas não aceitam papel comum, só papelão; garrafas de 200ml de cervejas pequenas recicladas, tambem não querem.
parabéns por este blog ESQUECIMENTO GLOBAL.