segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Seu Sustento

Foto: Gentil Barreira

Se a crise no ambiente e nos mercados tem sua raiz na capacidade limitada de aprendizado e de ação do homem, a solução haverá de sair dessa mesma capacidade que, mobilizada, costuma dar surpreendentes resultados, certo?


O grande mestre Einstein dizia que insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes. As notícias do dia estão cheias de exemplos da insana repetição de mais e mais do mesmo, enquanto os desafios nas relações pessoais, na educação, no trabalho e nos negócios renovam-se constantemente. A solução para os novos problemas está na inovação. As respostas aos desafios da “insustentabilidade” ambiental, econômica e social virão em forma de novas idéias, comportamentos, métodos e processos.

Para começar, o que você entende por sustentabilidade? Difícil? Como toda palavra nova, a coitada foi recebendo tantos significados e atributos, além de ações de marketing e outras apropriações indevidas, acabou virando moda e agora tem tudo para virar sinônimo de pizza. Desvirtuada e incompreendida, o termo sustentabilidade normalmente é confundido com ecologia, aquecimento global ou reciclagem. Mas a realidade é que sustentabilidade é sinônimo de inovação. Um claro exemplo disso você pode encontrar no site D4S (www.d4s-de.org), um manual pragmático que ajudará você a criar ou desenhar projetos sustentáveis. Uma coisa é certa: ainda não existe um produto totalmente pensado com este ponto de vista. O importante é saber que, para caminharmos para isso, é preciso entender que sustentabilidade não é só uma questão de consumo consciente. É uma questão de formação, de inteligência e de cultura. O mundo já está cheio de (de)mentes mesquinhos que não gostam da palavra mudança. Faça sua parte. Você tem o poder de transformar a vida. Você e mais ninguém.

(fonte: www.d4s-de.org)

Nenhum comentário: