segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O que você está fazendo para cuidar do meio ambiente?

Foto: Gentil Barreira

A Organização das Nações Unidas (ONU) está promovendo uma série de ações para conscientizar todas as pessoas sobre a importância de protegermos o meio ambiente. Você pode ser um ator fundamental nessa iniciativa, participando da campanha ONU Verde e respondendo a pergunta: “O que você está fazendo para cuidar do meio ambiente?” Compartilhe, através de fotos ou filmes, as ações que você desenvolve todos os dias para cuidar do nosso planeta e que possam servir de inspiração para outras pessoas.

A campanha se encerrará no dia 5 de Junho de 2010, dia mundial do meio ambiente, quando as dez fotos mais criativas serão divulgadas neste site e os cinco melhores filmes serão veiculados pela MTV. Todos podem contribuir com imagens: fotógrafos profissionais e amadores, estudantes, ativistas da sociedade civil, funcionários públicos, funcionários da ONU etc.

Os participantes deverão responder à pergunta “O que você está fazendo para cuidar do meio ambiente” através do envio de até três fotos – tiradas com celular de qualquer modelo – ou um pequeno filme de até 30 segundos, também feito com celular, acompanhados por um relato descritivo da ação de até 100 palavras. Depois de enviar suas fotos e/ou vídeos, o participante receberá um certificado online da ONU, com a frase: “Eu faço minha parte”.

O Comitê de Seleção escolherá as 10 fotos que melhor traduzam os temas da campanha para compor nossa galeria fotográfica. O resultado ficará disponível neste site a partir do dia 5 de Junho 2010.

Se sua fotografia ou filme for selecionado, você será contatado e, como recompensa, sua contribuição para com a campanha será reconhecida através da ampla disseminação do seu trabalho pela rede de comunicação das Nações Unidas no Brasil e, potencialmente, no exterior. As fotografias selecionadas e os nomes de seus respectivos contribuintes serão destacados nos vários canais de comunicação das Nações Unidas, como por exemplo, nas campanhas de mídia, releases, websites e demais instrumentos de informação da ONU.

(fonte: www.onuverde.org.br)

2 comentários:

Anônimo disse...

MUDANÇAS CLIMÁTICAS, CONSCIENTIZAÇÃO DA SOCIEDADE E A FAMÍLIA

Segue relato de conversa ouvida em uma fila de banco.
- “Meu amigo, tudo bem”?
- “Desagradável apenas este calor”.
- “Mas você sabe; isso é culpa de uma tal de Mudança Climática”.
- “Eu sei; é a redução do número de estações do ano de quatro (primavera, verão, outono e inverno) para apenas duas (chuva e verão)”.
- “E é verdade mesmo, pois na estação do verão, dado o calor excessivo, há muita evaporação de água que acaba caindo (acima do esperado) na estação das chuvas”.
- “Sabe que você conseguiu explicar este processo com muita clareza, pois vinha ouvindo muita coisa sobre este tal de Aquecimento Global e não estava entendendo nada”.
- “Amigo; não use o termo Aquecimento Global, pois ele não está correto. Realmente na estação do verão o tempo esquenta muito, mas na estação das chuvas as coisas esfriam, logo não há um efeito global, mas sim distribuído entre as duas estações”.
- “Já ouvi comentários que esta tal de Mudança Climática irá afetar muito a agricultura e vai obrigar muita gente se deslocar de uma região para outra?”.
- “Bobagem; a tecnologia está aí para resolver este problema. Basta coleta a água na estação das chuvas e usá-la como irrigação na estação do verão. Já tem até projeto de transbordo de um rio para o outro para resolver o problema da seca no Nordeste”.
- “Então esta estória de economizar o uso da água é bobagem, pois a captação da água na estação das chuvas irá resolver o problema da falta de água na estação verão”.
- “Mas falam que o homem é culpado de tudo isso?”.
-“ É verdade; sem estar por dentro das coisas como realmente são, acaba ficando assustado, sem necessidade, lendo e ouvindo coisas que um dia se mostram como tremendos problemas e no dia seguinte vem alguém é diz que o falado não é verdade”.
- “E este inverno absurdo da Europa e América do Norte?”
- “Na estação das chuvas em um lugar muito frio, ao invés da água evaporar ela vira gelo, o que explica este monte de gelo nessas regiões. Mas, não se preocupe, pois a natureza é sábia. Quando precisa de água ela descongela o gelo ou derrete um pouco da neve no pólo da Terra”.
- “Mas há quem diga que a população está crescendo; isso não afeta esta tal de Mudança Climática?”
- “Claro que não. A população vem crescendo desde o início do mundo e esta tal de Mudança Climática só apareceu agora”.
- “Li que estão discutindo uma tal de redução de emissão de COdois; isso tem alguma relação com o problema?”
- “Tem, mas não tem solução. Li em um livro de Química que toda vez que se queima um combustível há obrigatoriamente a emissão de COdois. Como não há como reduzir o consumo de combustível no mundo, pelo contrário, o consumo tende a crescer, não há como pensar em reduzir a emissão deste tal de COdois”.
-“Amigo; foi bom ter falado com você. Aprendi em poucos minutos um assunto que vinha me preocupando há muito tempo. Por que será que a mídia não explica essas coisas de forma tão fácil; todos entenderiam e deixariam de se preocupar desnecessariamente com a Mudança Climática”.
A conversa se encerrou neste ponto; cada amigo foi para um lado.
Como produto dessa conversa fica apenas um aumento significativo da preocupação em relação à necessidade de esclarecer a sociedade o que realmente é o processo das Mudanças Climáticas. E o mais importante, esta discussão exige o amplo envolvimento de uma sociedade presente e esclarecida.
Em tempo: a família (por enquanto) vai bem, obrigado.

Roosevelt S. Fernandes
Coordenador do Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA
roosevelt@ebrnet.com.br

Anônimo disse...

Estamos - Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA - iniciando uma pesquisa (+- 5% de erro / 95% de intervalo de confiança) de avaliação da percepção ambiental da sociedade - Região da Grande Vitória (ES) - voltada à problemática (causas, efeitos, prós e contras) das Mudanças Climáticas. Nosso grupo, criado há seis anos, estuda especificamente a percepção ambiental e social em segmentos formadores de opinião, tendo o interesse em estruturar parcerias, para o desenvolvimento de pesquisa semelhante, em outras regiões.

Roosevelt S. Fernandes
NEPA
roosevelt@ebrnet.com.br