terça-feira, 20 de abril de 2010

Dia da Terra: por que comemorar?

Foto: Roberto Marques

Na próxima quinta-feira, dia 22 de Abril, será comemorado o Dia da Terra. Com todas as ocorrências naturais propagadas pela mídia – chuvas torrenciais, terremotos e vulcões, assim como o sofrimento das pessoas atingidas, além do desmatamento, do alto índice de poluição, mudanças climáticas, degelo acelerado – é quase impossível não refletir sobre nosso comportamento ecológico nesta data.

Somos contemporâneos de um impasse civilizatório, de um momento singular na história do homem. Diante dessa problemática, é preciso reconhecer que várias ações têm sido empreendidas em favor da diminuição dos impactos ambientais e da proteção da biodiversidade do planeta.

Há um número crescente de empresas que abraçam e mostram a público suas campanhas de sustentabilidade. Cada vez mais aperfeiçoam seus processos de produção utilizando-se de energia limpa; calculam sua taxa de liberação de CO2; buscam compensá-la com o plantio de árvores; usam papel reciclado ou certificado, madeira legal, plástico biodegradável.

As campanhas de reciclagem e coleta seletiva de lixo fazem parte do nosso dia a dia. Na semana passada foi trazido a público, em Taiwan, um prédio feito de garrafas pet. Segundo os construtores, o centro cultural de três andares pode ser desmontado, transportado e remontado com rapidez.

A Hora do Planeta deste ano, 60 minutos de luzes desligadas pelo consumo consciente de energia, teve a participação de cerca de 4 mil cidades em 125 países, contra 88 no ano passado. Iniciativas como o selo Carbon Free, certificam eventos que quantificam e compensam sua emissão de CO2.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT), em relatório apresentado, assegura que no Brasil há 2,7 milhões de “empregos verdes” – atividades econômicas que contribuem para a melhoria da qualidade ambiental. A OIT prevê que esse número aumente para 20 milhões até 2030. E há também os “produtos verdes” que gastam menos energia ou utilizam energia limpa (eólica, solar, elétrica); além do setor alimentício, que oferece produtos orgânicos livres de agrotóxicos.

Cercados por essas iniciativas, podemos aderir a certas práticas que ajudam nossa interação com o planeta. Costumamos pensar que agindo individualmente não somos capazes de realizar mudanças, mas esquecemos uma atitude propriamente humana: o ato de comunicar. Mostrando através do exemplo, educando pelo diálogo, temos a capacidade de disseminar atitudes, inclusive no que condiz ao Meio Ambiente.

Realizar ações simples como usar a água racionalmente, apagar as luzes e desligar os eletrodomésticos que não estão sendo usados, abrir as janelas ou substituir o ar condicionado pelo ventilador, realizar a coleta seletiva de lixo, evitar o uso de sacolas plásticas, participar de campanhas sociais, pode fazer a diferença. Basta começar.

Um comentário:

Alquimistas.com disse...

Vi uma vez uma animação em que a Terra era um organismo vivo e os seres humanos parasitas. Assim essas catastrofes naturais nada mais seriam do que as defesas desse organismo na tentativa de sobreviver...
Faz sentido! Infelizmente agimos insanamente e aos poucos vamos matando a nossa "Mãe Terra". A ela resta apenas reagir...