sexta-feira, 9 de abril de 2010

Quantifique e compense a sua própria emissão de CO2 na atmosfera

Foto: Gentil Barreira

Você se preocupa com a pegada de carbono que deixa enquanto passa pelo planeta? Gostaria de saber a quantas anda a sua emissão de CO2 na atmosfera? Isso já é possível. A Iniciativa Verde disponibiliza em seu site uma calculadora de CO2; faz parte do programa Carbon Free, que tem como objetivo promover a compensação da emissão de gás carbônico pelas atividades humanas.
Resolvemos, para efeito de teste, utilizar as médias indicadas pelo site e descobrimos que para compensar uma emissão de CO2 de 1.6 toneladas (sim! Tudo isso em média. E imagine, calculamos o uso de apenas um carro e não adicionamos viagens aéreas). Seria necessário o plantio de 10 mudas de árvore.
Além da compensação em plantios de árvore, o site dá outras sugestões para um padrão de vida sustentável. Como a substituição parcial do transporte particular pela utilização de coletivos ou andar de bicicleta. As pedaladas podem ser uma maneira interessante de entrar em contato com o Meio Ambiente ao seu redor.
Dicas como a coleta seletiva de lixo, a substituição do ar condicionado pelo ventilador, a troca por lâmpadas mais econômicas e a diminuição do uso de papel, bem como a utilização de papel reciclado ou certificado também estão presentes no site.

aproveite para calcular sua emissão de CO2 na atmosfera.
http://www.iniciativaverde.org.br/pt/calculadora

Nenhum comentário: