segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Reciclando atitudes


Foto: Gentil Barreira

Os aterros sanitários no Brasil ainda são os principais destinos de todo o tipo de lixo que o país produz. Em Fortaleza das 3600 toneladas de lixo produzido por dia na capital apenas 3,34% é reciclado.

Cada cidadão pode fazer sua parte para colaborar com a preservação da natureza e, ainda, ajudar na renda de famílias carentes que sobrevivem da reciclagem. O primeiro passo é selecionar os resíduos (papel, plástico, metal etc.) que devem ser embalados em sacos separados.

Depois de selecionado, o lixo pode ser direcionado para que os catadores ou a própria pessoa pode entregar para as ONGS e Associações de Reciclagem. Existem ainda dois programas apoiados pelo governo e de fácil acesso. Um deles é o da rede de supermercados Pão de Açúcar, que possui em doze das suas lojas ilhas ecológicas, a Estação de Reciclagem Pão de Açúcar. Eles recolhem os resíduos já separados pelos clientes e repassam para a Cooperativa de Pré-Beneficiamento de Materiais Recicláveis do Ceará (Coopremarce). Essa Cooperativa ajuda só com as doações do Pão de Açúcar mais de 25 famílias carentes de Fortaleza.

Outra forma de levar o lixo para reciclagem é através do ECOELCE da Companhia de Energia Elétrica do Ceará (Coelce). Nesse programa o consumidor troca produtos, como latas e garrafas de vidro, por descontos na conta de energia. Os materiais são recolhidos em alguns postos como o da Lagoa Redonda, no Jangurussu e o da Avenida Washington Soares.

Informações
COOPREMARCE: (85) 8855.7098 (Contato Sra. Isabel)
Ecopontos Coelce: 0800 285.0196

Lojas Pão de Açúcar
que recolhem lixo para reciclagem em Fortaleza
Aguanambi: Av. Aguanambi, 1393
Bezerra de Menezes: Av. Bezerra de Menezes, 571
Buena Vista: Av. Whashington Soares, 1500 Lj 3 e 4
Cocó: Av. Engenheiro Santana Jr. 2277 Shopping
Júlio Ventura: R. Bárbara de Alencar, 1887 Loja 1
Mucuripe: Av. Da Abolição, 3790
Náutico: Av. da Abolição, 2900
Papicu: Av. Av. Santos Dumont, 5650
Rodoviária: Av. Deputado Osvaldo Stubart, 600
São Gerardo: Av. Bezerra de Menezes, 498 - 1548
São João: Av. Santos Dumont, 1169 Aldeota
Seis Bocas: Av. Whashington Soares, 4075

Tatiane Silva