segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Cozinha do bem


Foto: Gentil Barreira

Quando o óleo de cozinha é jogado na pia ou no ralo, além de entupir a rede de esgoto, atinge os lençóis freáticos, dificultando a oxigenação e a entrada de luz. Alcança também o solo, impermeabilizando-o e aumentando a incidência de enchentes. Para frear esse impacto, todo o óleo consumido em casa pode ser doado a organizações que o transformam em sabão em pedra, como o Instituto Triângulo (http://www.triangulo.org.br/). Se o Instituto Triângulo não atua em sua região, uma saída para dar um destino correto ao óleo de cozinha, é fazer o sabão em casa. Aí vai a receita:

Ingredientes
2 litros de óleo de cozinha usado;
350 g de soda em escama;
350 ml de água.

Preparo
Dissolva a soda cáustica na água em um balde reforçado ou em uma lata de tinta de 18 litros. Reserve. Coloque o óleo, já coado, em um recipiente e leve ao fogo até aquecer em temperatura aproximada de 60º. Apague o fogo e, em seguida, acrescente a soda, já dissolvida, e mexa até engrossar (cerca de 20 a 30 minutos).Após esse período despeje o conteúdo em recipientes e aguarde a secagem.

*Importante: Cuidado no manuseio da soda caustica, pois é um material muito corrosivo. Utilize luvas e óculos de proteção para evitar qualquer acidente. Deixe o sabão em descanso depois de pronto, por alguns dias antes de utilizá-lo, para que a soda caustica se dissolva.

(Fontes: Revista Casa e Jardim e www.triangulo.org.br)

Nenhum comentário: