sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

2012: Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos


Sem acesso à energia sustentável, não pode haver um desenvolvimento sustentável. Um em cada cinco habitantes do planeta ainda não possui acesso à eletricidade. O dobro desse número, 3 bilhões de pessoas, dependem da queima de madeira, carvão ou restos de animais para cozinhar e se aquecer. Enquanto isso, países industrializados encaram o problema do desperdício. Ao invés de carência, existe o uso ineficiente da energia. Além disso, a dependência excessiva de combustíveis fósseis contribui significativamente para o aquecimento do planeta.

A chave para os dois desafios é prover energia sustentável para todos- energia acessível, limpa e mais eficiente. Para chamar a atenção da população mundial para este problema e, assim, fomentar ações que possam ajudar a mudar essa realidade, a ONU – Organização das Nações Unidas proclamou que 2012 será o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos. 

A iniciativa faz parte do programa Sustainable Energy for All (Energia Sustentável Para Todos), comandada pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. O programa busca, através de parcerias com governos mundiais, ONGs e iniciativa privada, cumprir três objetivos principais:
  • Assegurar que todos tenham acesso aos serviços de energia modernos.
  • Reduzir em 40% a intensidade energética global. 
  • Aumentar em 30% o uso de energias renováveis em todo o mundo.
Qualquer um pode acessar o site da iniciativa e propor ações locais e globais que promovam a universalização da energia sustentável. Você também pode acessar o calendário de eventos da ONU para o Ano Internacional da Energia Sustentável.

Nenhum comentário: