quinta-feira, 30 de julho de 2009

Fonte Econômica

Foto: Gentil Barreira

Na onda da computação verde, a agência de comunicação SPRANQ da Holanda desenvolveu uma fonte de caracteres TrueType ecologicamente correta: o Spranq Eco Sans — ou apenas Ecofont — que, segundo seus criadores, pode economizar até 20% de tinta numa impressão.
Baseada no Vera Sans (uma fonte open source) a grande sacada da Ecofont é que seus caracteres são vazados com pequenos furos que, na hora de imprimir, diminui a área de cobertura de tinta.
Com a Ecofont, a SPRANQ quer estimular uma consciência. Pense na quantidade de coisas que imprimimos. É realmente necessário, ou jogamos fora papel e tinta?
A SPRANQ também pretende inspirar os grandes fabricantes de software e impressoras para que façam inovações ecológicas. Imagine uma fonte que possa mandar no driver da impressora de tal modo que, se a fonte mandasse imprimir em cinza o gasto com tinta seria muito menor se comparado com impressoras que imprimem em 100% preto. Junto com a Ecofont, economizaria bastante.A Ecofont é compatível com PC e Mac e funciona bem com aplicativos como OpenOffice e MS Office 2007. Recomenda-se o uso de uma impressora laser para obter os melhores resultados.

Baixar a Ecofont:
Ecofont.ttf
Ecofont.zip

Depois de baixar a Ecofont, basta salvar na pasta de fontes do seu computador. A Ecofont foi baseada numa fonte Open Source e pode ser usada gratuitamente. Se não quiser mais usá-la, basta excluí-la da pasta das fontes. O nome do arquivo é: Spranq_eco_sans_regular.ttf.

Fonte: http://www.ecofont.eu
http://zumo.uol.com.br/2008/12/19/agencia-lanca-fonte-que-economiza-tinta/

Um comentário:

Anônimo disse...

Salve salve pessoal do blog. Gostei muito do espaço de vcs, textos altamente aproveitaveis nessa tentativa desafiadora de avançar em consciência. Tenho uma programa de rádio na web, semanal, chamado Estação Rádio Espacial que dedica um minuto de sua duração para passar algumas dicas sobre sustentabilidade cotidiana e com certeza o material que encontrei aqui será util para essa disseminação. Nas próximas edições, farei menção ao blog de vcs como ótima fonte de consulta.
Abraços e boas vibrações nesta luta!
Ronaldo