terça-feira, 14 de outubro de 2008

São Paulo inaugura serviço de aluguel de bicicletas no metrô

Foto: Alex Uchoa

A partir de sábado, 27 de setembro de 2008, quatro estações de metrô da capital paulista terão serviço de aluguel de bicicletas. Durante uma hora, o uso é gratuito. Cada hora adicional irá custar R$ 2. Para alugar a bike é preciso fazer um cadastro que exige cópias de um documento com foto e do cartão de crédito. Com o projeto, a prefeitura pretende incentivar o uso desse transporte na cidade e tentar desafogar (um pouco) o trânsito congestionado.

O projeto terá início nas estações Guilhermina-Esperança, Corinthians-Itaquera, Carrão e Sé, com 10 magrelas disponíveis ao público em cada um desses locais. Até outubro serão implantados mais quatro bicicletários: nas estações Vila Mariana, Paraíso, Anhangabaú e Marechal Deodoro.

Segundo a prefeitura, serão criadas ciclovias nas regiões próximas dos bicicletários. O primeiro trecho será inaugurado amanhã, entre as estações Corinthians-Itaquera e Guilhermina-Esperança, com 6 km de extensão. O percurso deve ganhar outros 6km, chegando até a estação Tatuapé, sem data prevista para inauguração.

A prefeitura também implantou pára-ciclos – estacionamentos de bicicletas – nas estações Jabaquara, Belém, Penha, Vila Matilde, Artur Alvim, Capão Redondo, Campo Limpo e Vila das Belezas, além das quatro estações que já possuem os bicicletários. Bikes particulares também poderão ser acorrentadas nos pára-ciclos.

(Fonte: Viaje Aqui - Por Juliana Couto)

Nenhum comentário: