quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Materiais ecológicos


Foto: Vanessa Cordeiro

Condenado pelos ecologistas quando o assunto é embalagem descartável, o plástico obtém sua redenção no setor de móveis graças ao tempo de vida útil do produto. Trocando em miúdos: o problema não está no material, e sim na sua utilização. O plástico é um derivado de petróleo, mas apenas 4% da produção mundial do combustível é usada na sua fabricação.

A boa notícia é que, entre os tipos de plástico empregados na indústria de mobiliário, a maior parte é reciclável. "Trata-se de um processo limpo", afirma Luís Illanes, da indústria catarinense Freso, que fabrica a poltrona Jocker, de polietileno. "No final da rotomoldagem, sobra uma casca de plástico parecida com uma borda de pizza. Esse resíduo é moído e volta ao processo para ser aproveitado em peças menos nobres", explica.

Entretanto, o uso do plástico para a fabricação de móveis de design no Brasil ainda é restrito. Mais conhecidas entre nós são as cadeiras e mesas de plástico branco, muito comuns em áreas externas. Elas são feitas de polipropileno, um material 100% reciclável.

Ainda assim, lembre-se: tente dar preferência ao plástico na compra de móveis, pois este material é durável, além de ser reciclável. O mesmo não se pode dizer das embalagens plásticas descartáveis, quanto a estas é melhor pensar duas vezes antes de colocar no carrinho.

(Fonte: Revista Casa Claudia)

Nenhum comentário: