segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Para respirar novos ares


Foto: Gentil Barreira

Plantar uma árvore é fundamental para ajudar o planeta, além de deixar o jardim mais charmoso. Mas antes de plantar é preciso estar por dentro de alguns detalhes. Certas plantas, por exemplo, gostam de locais úmidos e com sombra, enquanto outras preferem locais secos e com sol. Depois é só seguir algumas regras:

:: Espaçamento: entre uma árvore e outra, deve-se deixar pelo menos 3 metros de distância, para que a planta tenha espaço para crescer.
:: Tamanho do buraco: varia de acordo com o tipo de árvore. Para espécies com mais de 1 metro e 80 centímetros, é preciso um buraco de 60 centímetros de profundidade e, caso o solo esteja fofo, 60 centímetros de largura.
:: Adubação: também varia de acordo com a espécie. É importante adubar a terra para que a muda cresça e se enraíze mais facilmente. Para colaborar mais ainda com a natureza, dê preferência a adubos orgânicos.


O plantio
:: Retire a embalagem da muda com cuidado para não desmanchar a terra que protege a raiz (torrão); :: Cubra o fundo do buraco com terra misturada com adubo até que o torrrão fique nivelado com o chão;
:: Coloque a muda dentro do buraco observando a altura do torrão com relação ao solo;
:: Complete o buraco com terra e pise em volta da muda para firma-la no chão;
:: Regue abundantemente, mas sem encharcar.

Se você não tem jardim, pode contribuir acessando o site
Clickarvore, é só se cadastrar e clicar para que colaboradores plantem uma árvore na Mata Atlântica. Quase 10 milhões de árvores já foram “doadas” por internautas.

(Fonte: http://www.plenarinho.gov.br/ecologia/)

Nenhum comentário: