segunda-feira, 20 de abril de 2009

Faça diferença!

(Foto: Gentil Barreira )

Sustentabilidade é a palavra da moda. Mais do que um slogan, pode também refletir um estilo de vida coerente em que cada um reconhece a capacidade de seus próprios recursos e talentos e otimiza seu uso em benefício comum

Adriana Teixeira
Revista Bons Fluidos

Pode reparar, nas conversas entre os amigos, nos comerciais de televisão e nas matérias dos grandes jornais, o cuidado com o meio ambiente e a busca por uma vida mais harmônica são os temas do momento. Essa percepção de que existe algo de novo no ar acaba de ganhar uma aliada de peso com o recente levantamento divulgado pela TNS InterScience, de São Paulo, empresa de pesquisa voltada ao setor de consumo do país. Os números revelam que 51% dos brasileiro compram produtos ecologicamente corretos, como alimentos orgânicos, artigos com embalagens recicláveis e eletrodomésticos que consomem menos energia.

Esse conjunto de mudanças também se reflete no cotidiano em atitudes como reciclar o lixo, deixar o carro de vez em quando em casa e não carregar sacolas plásticas desnecessariamente. Ainda de acordo com o estudo, esse novo consumidor faz parte de uma tribo mais crítica, bem informada e menos resistente a mudanças. Porém, a grande novidade é que esses movimentos externos vêm acompanhados de transformações internas.

Isso se traduz em prestar atenção nos próprios gestos, atitudes e intenções. Ou seja, ao buscar qualidade nas ações individuais, você reflete também um comportamento sustentável. “Essa onda em direção a uma nova atitude começa como uma inquietação que passa a borbulhar dentro de nós e não tem idade para acontecer”, explica a psicóloga Luciana Gandelman, especializada em saúde mental, de São Paulo. “A vontade se mantém adormecida enquanto permanecemos acostumados com nossa vida. Até quetudo isso fica insignificante diante da vontade de fazer algo novo ou do desejo de transformação que vem da percepção do que realmente é valioso.”

terça-feira, 7 de abril de 2009

Como planejar um condomínio sustentável?












Há diversas medidas que podem deixar seu condomínio mais verde. Convencer, porém, a vizinhança a adotar tais idéias dá trabalho, assim como efetivá-las

Adriana Vieira, Mariana Lacerda, Priscilla Santos e Yuri Vasconcelos
Ilustrações: Cassiano Reis
Revista Vida Simples – 01/2009

Confira um passo-a-passo que pode ajudar você a fazer tudo nos conformes e, aí sim, ter um condomínio mais sustentável.

1. Sensibilize os moradores.
Afixe bilhetes e recortes de jornais sobre as vantagens de adotar algumas medidas sustentáveis no quadro de avisos ou no elevador. Converse com os moradores influentes e forme um grupo que encabece a idéia.

2. Faça uma primeira reunião de condomínio.
Será um bate-papo sobre como transformar o prédio em um edifício sustentável, com explicação das vantagens, inclusive econômicas. A implementação do projeto deve ser discutida em outra reunião, marcada para 15 ou 30 dias depois. Nesse intervalo de tempo, continue divulgando informações sobre sustentabilidade para não deixar a iniciativa perder a força.

3. Na segunda reunião, estabeleça prioridades.
Com base nas necessidades e nos recursos financeiros disponíveis, deve-se hierarquizar o que é mais importante e elaborar um cronograma de execução. Tente começar por obras mais simples, como gramar a calçada, ou por medidas que tragam a redução de custos, como a instalação de torneiras temporizadas nas áreas comuns do prédio.

4. Acompanhe a execução das obras e mantenha os condôminos informados.
Divulgar os impactos causados, por exemplo, na redução de despesas, é importante porque as pessoas são sensíveis aos resultados e, quando eles surgem, o projeto ganha ainda mais força.















DEZ MEDIDAS PARA UM CONDOMÍNIO MAIS VERDE
1. Implante o processo de coleta seletiva de lixo
2. Construa cisternas para a captação e o aproveitamento da água de chuva
3. Ajardine a calçada e os terraços para aumentar a área permeável
4. Instale placas de energia solar para aquecer a água do chuveiro
5. Troque as torneiras por modelos com temporizador, que gastam menos água
6. Varra calçada e pátio no lugar de lavá-los
7. Troque a churrasqueira por uma à base de gás natural, que não libera fuligem
8. Instale medidores individuais de gás e água para incentivar a redução do consumo
9. Coloque luzes com sensores de presença nas áreas comuns
10. Crie pomar e herbário

(Fonte: Rose Marie Inojosa, coordenadora da Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (Uma-Paz), de São Paulo)