quinta-feira, 17 de julho de 2008

Consumo sustentável


Foto: Jarbas Oliveira

É possível contribuir para a sustentabilidade do planeta até na hora de ir às compras! Determinados produtos apresentam o selo verde, que atesta menor impacto ambiental em relação a outros similares. Se você não sabe onde encontrá-los, agora tem dois fortes aliados: os manuais lançados na III Feira Brasil Certificado.

São eles:

Páginas Verdes: além de explicar sobre o processo de certificação e a importância de se consumir produtos com o selo FSC traz uma listagem com empresas e associações que realizam o manejo florestal sustentável ou que fornecem produtos certificado. A versão on line está no site do Conselho de Manejo Florestal - FSC Brasil.

Catálogo Sustentável: uma iniciativa do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas - GVces, o catálogo eletrônico de produtos e serviços selecionados de acordo com critérios de sustentabilidade, pode ser encontrado no site www.catalogosustentavel.com.br.

Fonte: planetasustentavel.com.br

terça-feira, 1 de julho de 2008

Por uma vida mais sustentável


Foto: Gentil Barreira

Não troque seu celular por puro impulso. Se não resistir à tentação de comprar aquele modelo que só falta falar, ao menos deixe o seu modelo antigo na revendedora para reciclagem.

Esqueça-se do elevador e use mais a escada se tiver de subir ou descer um ou dois andares. Além da economia de energia, tanto esforço pode resultar em um corpinho mais saudável.

"Plante uma árvore. Ela pode absorver até 1 tonelada de CO2 durante sua vida e é bom abrigo para aves”, ensina Xico Graziano, secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Se você é daqueles que não gostam de sujar as mãos, ao menos inscreva-se em programas de plantio pela internet, como o Clickarvore.

Convença aquele amigo, parente ou vizinho mais cético de que as atitudes aqui sugeridas podem ajudar a mudar o mundo para melhor. Se você é o cético, comece a convencer-se disso. Afinal, alguém tem de fazer alguma coisa para reverter esse jogo a favor da sustentabilidade.

Fonte: wwww.planetasustentavel.com.br