terça-feira, 13 de maio de 2008

Para separar o lixo da melhor maneira


Foto: Alex Uchôa

Muito tem se falado sobre a coleta seletiva de lixo, mas é preciso ser cuidadoso para que este esforço seja realmente útil. O primeiro passo é separar o lixo seco,o lixo úmido e o não reciclável. Procure saber se a coleta regular da sua cidade já é feita de maneira seletiva, caso não seja, você deverá entregar o lixo reciclável em postos de coleta (Lojas Extra e Pão de Açucar, por exemplo).

Lixo reciclável

Úmido
:: Óleo de Cozinha: deve ser colocado em garrafas PET, devidamente fechado, e levado para locais que fazem reciclagem (Lojas do Extra, por exemplo).
:: Restos de alimento também podem ser reciclados. Com poucos recursos é possível transformá-los em adubo.


Seco
Lembre-se que toda embalagem reciclável, antes de ser descartada no lixo seletivo, deve ser lavada para não atrair insetos, nem ficar com cheiro forte.
:: Plásticos: embalagem de refrigerante (garrafas PET), copinhos de café e água, isopor, materiais de limpeza, canos e tubos pequenos, sacos plásticos em geral.
:: Papel: jornais, revistas, agendas velhas, envelopes, folhas em geral, caixas de leite longa vida, cartazes, caixas de papelão.
:: Vidro: garrafas de bebida, copos e vidros em geral devem estar, de preferência acondicionados, em caixas de papelão ou enroladas em jornal. Cacos de vidros planos e de espelhos devem ser separados e embalados em jornal, pois seguirão para vidraçarias e não para as tradicionais fábricas que reciclam vidro.
:: Metal: latas de aço e alumínio (latas de refrigerantes e enlatados) e sucatas em geral.- Pilhas e baterias: não devem ser descartadas no lixo doméstico porque contém metais pesados que, quando molhados, contaminam o meio ambiente. Verifique onde existem postos de entrega voluntária para pilhas e baterias (o Banco Real, por exemplo).

Lixo não reciclável

Materiais não-laváveis contendo matéria orgânica: papel higiênico, plastificado, de fax, carbono ou engordurados, fraldas descartáveis, filtros de café, cerâmicas, lâmpadas.